Banner Transparência Pública
BNDS

09/02/2017
› Residência terapêutica é inaugurada

A Prefeitura inaugurou uma casa para o funcionamento de uma residência terapêutica. A cerimônia de entrega do local foi realizada no dia 8 de fevereiro e contou com a presença de autoridades municipais e representantes da Secretaria de Saúde. O espaço vai atender 10 pacientes que estavam internadas no Hospital Psiquiátrico de Sorocaba e na Clínica Psiquiátrica de Salto de Pirapora. As mulheres irão viver em uma casa com respeito, atenção e inclusão.

Este ato ocorre em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que regulamenta a reformulação que vem sendo implantada na rede de atenção psicossocial em todo o país, visando promover a desinstitucionalização e a reinserção social dos pacientes psiquiátricos.

As residências terapêuticas foram instituídas pela portaria 106, de fevereiro de 2000, e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Nos próximos meses, mais uma casa será inaugurada em Piedade, também alocando 10 pessoas.

Nesta casa, os pacientes têm assistência de uma equipe especializada que incentiva a autonomia e a independência dessas pessoas para que desenvolvam e possam restabelecer habilidades perdidas, devido aos longos anos de internação hospitalar. Os moradores receberam alimentação, transporte, medicamento e o suporte necessário à vivência diária, contando também, com o acompanhamento do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS).

O processo acontece em parceria com o Ministério da Saúde para garantir a humanização do atendimento, os serviços terapêuticos são realizados em casas localizadas no espaço urbano.

Prefeitura de Piedade

EndereçoPraça Raul Gomes de Abreu, nº 200

AtendimentoAtendimento de segunda a sexta, das 09:00 às 16:00 horas.
INFORMATIVOS DA PREFEITURA

Cadastre-se e receba as Novidades da Prefeitura